LINKS E PESQUISAS

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

FUSOS HORÁRIOS




Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre.
A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.
Devido a questões geopolíticas, cada nação pode adotar um determinado horário como referência, o que pode levar a distorções.
Antes dessa metodologia, os relógios eram acertados em cada cidade pela qual se passava ou, como na Idade Média, pelo horário solar aparente ao meio dia.
Os fusos horários corrigiram isso ao instituir um tempo solar médio. Entretanto, esse processo de padronização teve início somente a partir de 1878, quando Sanford Fleming, a partir de seus estudos de astronomia, propõe a divisão mundo em 24 faixas verticais.
Posteriormente, em 1884, na "Conferência Internacional do Primeiro Meridiano", realizada por representantes de 25 países em Washington, a padronização planetária da hora é adotada e convencionada.

Conceitos fundamentais para entender os fusos horários

Meridianos



Os meridianos são as semicircunferências que ligam os polos e dividem o globo terrestre em dois hemisférios: o ocidental (a Oeste do GMT) e o oriental (a Leste do GMT) – “Greenwich Mean Time”. Eles determinam os múltiplos de 15° que constituem o total de 360° da circunferência terrestre.
Na intersecção entre estas linhas, que é mais larga na medida em que se aproxima da Linha do Equador, nos teremos um mesmo horário vigorando de Norte a Sul.

Meridiano de Greenwich



O Meridiano de Greenwich é o marco longitudinal para determinar o “Greenwich Mean Time” (GMT). Portanto, A longitude 0° passaria sobre Greenwich, nas proximidades de Londres. A Leste desse marco, conta-se até 180° positivos e, para Oeste dele, até 180° negativos.

Como calcular os Fusos Horários?

Esta metodologia leva em consideração o movimento de rotação da Terra, em sentido anti-horário para o Leste. Assim, adiantamos as horas dos fusos a Leste, e atrasamos as horas à Oeste do GMT (Greenwich Mean Time, em português Tempo Médio de Greenwich). Assim, para determinar os fusos horários de uma localidade, temos de conhecer suas coordenadas geográficas.
Para completar a rotação, o planeta Terra leva aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A proporção é de 1h para cada 15° de rotação, ou seja, a cada 4 minutos.
De tal modo, em 24h, a Terra terá completado o giro 360°.

Em cada 15º de longitude temos um fuso que equivale à uma hora, sendo o Meridiano de Greenwich o marco zero longitudinal da Terra. Por isso, a partir dele podemos contar as linhas verticais imaginárias (de uma hora cada), que aumenta, se localizada a leste do globo, ou diminui se localizada a oeste.
As linhas paralelas (latitudes), por sua vez, determinam a largura média dos fusos. Por esse motivo, na linha do Equador o fuso terá 1667 km, enquanto nos trópicos de Câncer e Capricórnio, a largura será de 1529 km. Ela continua diminuindo, até chegar aos polos, onde a largura média dos fusos será de 289,4 km.


Fonte: https://www.todamateria.com.br/fusos-horarios/