LINKS E PESQUISAS

domingo, 22 de abril de 2018

A Rosa dos Ventos


Como forma de subsidiar o entendimento do tema, disponibilizo o arquivo em ppt: ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO 👉 BAIXAR

A Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas. Ela é composta pelo que chamamos de pontos cardeais, que são as diferentes orientações para onde apontam as diferentes direções.
Os rumos dos ventos, termo que originou a rosa dos ventos, são conhecidos desde a Grécia Antiga. Eles tinham dois rumos, que aumentaram para oito tempos depois.  
Durante a Idade Média, esses rumos ganharam nomes relacionados com as localidades próximas ao Mediterrâneo: Tramontana (norte), Greco (nordeste), Levante (leste), Siroco (sudeste), Ostro (sul), Libeccio (sudoeste), Ponente (oeste) e Maestro (noroeste)[sic].
As rosas dos ventos mais completas, com 32 pontos, já se faziam presentes em mapas portulanos no século XIV, que eram mapas utilizados pelos grandes navegadores europeus. Inicialmente, ela tinha outros formatos, sendo que a sua composição atual em forma de rosa é creditada aos portugueses colonizadores. 

Rosa dos Ventos


A Rosa dos Ventos é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W)
Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW) e Sudoeste (SW).
Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW ou NNO), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW ou SSO), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE ou OSE) e oés-sudoeste (WSO ou OSO).

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm

Para melhor compreender a importância da Rosa dos Ventos, assista o vídeo:

A Origem da Bússola






domingo, 15 de abril de 2018

Guerras nos Séculos XX e XXI, e , A Nova Ordem Mundial

As Consequências ideológicas


Os conflitos ideológicos marcaram a segunda metade do século XX e o início do século XXI. A Guerra da Coreia marcou o início destes conflitos influenciados pela rivalidade entre a URSS X E.U.A, após II GGM,  causando apreensão no mundo todo devido a possibilidade de um conflito direto entre as duas maiores potências militares da época. 
Em 1964, iniciou-se o conflito entre os E.U.A e o Vietnã. Mais uma vez, este conflito foi alimentado por ideologias políticas e, consequentemente, influenciado pelas disputas de influencias regionais entre a URSS X E.U.A
No início do século XXI, o mundo assistiu perplexo, o ataque terrorista de grandes proporções no coração financeiro dos E.U.A,  NOVA IORQUE - World Trade Center (WTC), em 11 de setembro de 2001. A partir daquele momento, uma NOVA ORDEM MUNDIAL foi estabelecida - A UNILATERALIDADE, culminando com as intervenções militares no Afeganistão (2001-2014) e, em seguida, no Iraque (2003-2013) com o apoio da Inglaterra.
Para entender o contexto Geopolítico atual, devemos conhecer o contexto histórico dos conflitos anteriores. Por tanto, segue no formato PPT e PDF o conteúdo intitulado: Guerras no Século XX e XXI, e , A Nova Ordem Mundial. Bons estudos!




Guerra da Coreia


Imagens da Guerra do Vietnã


Ataque ao World Trader Center


Imagens: Intervenção norte-americana no Afeganistão (2001)


Intervenção norte-americana no Iraque (2003)







terça-feira, 10 de abril de 2018

LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


Falar sobre a localização do Brasil é falar de sua posição geográfica com relação ao mundo.
O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador. Observe o mapa abaixo:


Observe a localização do Brasil na América do Sul e procure identificar quais são os países com quem fazemos fronteira
O território brasileiro possui uma área de 8.514.876 km², sendo o quinto maior país do mundo. Em razão disso, é chamado de “país com dimensões continentais”, pois sua área é equivalente à de um continente.
O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.
O ponto situado mais ao norte do país é o Monte Caburaí, em Roraima. O ponto mais ao Sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos é de 4.394 km.
O ponto situado mais ao leste do país é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto mais ao oeste é a Serra Contamana, no Acre. A distância entre esses dois pontos é de 4.319 km.


Entender a localização geográfica e os dados do espaço do Brasil é muito importante para conhecer o lugar onde vivemos.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Disponível: https://escolakids.uol.com.br/localizacao-do-brasil.htm