LINKS E PESQUISAS

terça-feira, 14 de abril de 2015

PAISAGEM




Paisagem

A paisagem representa a percepção sensorial humana sobre os aspectos do espaço geográfico.
O termo paisagem é um conceito polissêmico, ou seja, possui vários significados. Mesmo os geógrafos não chegaram a um consenso sobre o que ela seria exatamente. Para Vidal de La Blache, por exemplo, a paisagem constitui-se como uma expressão dos gêneros de vida, enquanto para Carl Sauer ela representa a generalização da consciência humana derivada da observação de cenas individuais.
De todo modo, atualmente, a definição mais aceita de paisagem é a de que ela é a representação de tudo aquilo que podemos captar com os nossos sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. Ao lembrar a paisagem de um lugar que marcou nossa infância, por exemplo, não lembramos somente a aparência visual, mas também os cheiros, alguns sons, se era frio ou calor, além dos sabores que sentíamos, não é mesmo?
Por esse motivo, o conceito de paisagem passou, ao longo do tempo, a ser muito utilizado pela Geografia Cultural, pois ele passou a comportar-se como uma categoria diretamente vinculada à percepção, compreensão e ação do ser humano sobre o mundo.
Se a paisagem representa tudo o que o indivíduo percebe, ela torna-se inevitavelmente um conceito muito amplo, pois pode referir-se a qualquer parte da Terra ou até mesmo do próprio universo. Assim, para fins de organização didática, divide-se a paisagem em dois tipos: a natural e a humanizada.



A paisagem natural corresponde aos elementos naturais do espaço, ou seja, que não foram modificados pela ação humana ou que a ela não se relacionam diretamente. Podemos considerar como exemplos de paisagem natural o espaço de uma floresta, a área de um deserto ou até mesmo a área de um vulcão.




Erupção do vulcão Tungurahua, no Equador, em 2011. Um exemplo de paisagem natural
A paisagem humanizada representa todo os elementos do espaço produzidos ou transformados pelas atividades humanas. Também chamada de paisagem cultural, ela é a impressão das ações praticadas pelos homens sobre o meio, deixando marcas referentes aos aspectos econômicos, sociais, culturais, entre outros, com elementos atuais ou referentes às heranças históricas.


As paisagens humanizadas podem revelar aspectos da história do espaço social

Vale a ressalva de que uma paisagem natural não necessariamente exclui a presença de uma área artificial. Em incontáveis casos, as duas formas podem coabitar ao mesmo tempo, como em construções em que se preserva a vegetação original ou na área de um reserva natural que funciona como um parque de lazer. A paisagem é, pois, um importante instrumento de estudo e análise da sociedade, pois ela é reveladora não só dos aspectos do espaço em si, mas também da forma com que ele é percebido pela compreensão humana.

 Fonte: Disponível em:. Acesso em: 14 de abril de 2015.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ESTADO, NAÇÃO E TERRITÓRIO







Para a compreensão de alguns aspectos da relação entre países é de suma importância dominar os conceitos de Estado, Nação, Território e País. Somente a partir da percepção desses conceitos é que podem ficar claros as decisões tomadas por grandes líderes mundiais e ações referentes a política internacional.

ESTADO é a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o conjunto das instituições governamentais que organizam e administram uma determinada sociedade.
No Brasil esta organização política está dividida em três poderes que funcionam regulados pela Constituição Federal. São eles: a) Executivo; b) Legislativo e; c) Judiciário.

A NAÇÃO é constituída por um “coletivo humano” com características comuns (idioma, tradições, costumes, religião ...) e ligados por laços históricos, étnicos  e culturais .

O TERRITÓRIO é a base física na qual um Estado exerce sua autoridade. Um território é delimitado por fronteiras políticas. O território de um país é formado pelo solo continental e insular (cercado de águas, como uma ilha), o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
Podemos definir PAÍS como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administraiva (Estado), habitado por uma comunidade (nação)  com história própria. 
  
ATENÇÃO!
Normalmente, todo país tem um Estado constituído. Nessas condições o chamamos de ESTADO-NAÇÃO. Mas há situações onde uma Nação não possui um Território, sequer um Estado. É o caso dos judeus antes de 1949, dos curdos e dos tibetanos atualmente.
Além dessa circunstância, também é conhecido o caso onde um Estado-nação abrange vários países, como é o caso do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales).

segunda-feira, 6 de abril de 2015

População Mundial



A População Mundial
A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que tem apresentado uma redução a cada ano.


A distribuição populacional por continentes


A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).
O ritmo de crescimento populacional tem apresentado redução a cada ano. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra terá pouco mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, crescendo a um ritmo anual de apenas 0,33% ao ano, considerado inferior à taxa atual (2,02%).
A distribuição da população mundial ocorre de forma desigual, havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes. Veja a população referente a cada um deles (dados referentes ao ano de 2013):

África: 1,111 bilhão de habitantes
América: 953,7 milhões de habitantes
Ásia: 4,427 bilhões de habitantes
Europa: 742,5 milhões de habitantes
Oceania: 40 milhões de habitantes

Portanto, o continente com maior concentração populacional é a Ásia (4,1 bilhões de habitantes), correspondendo cerca de 65% da população mundial.
A África é o segundo continente mais populoso, tal fato se deve ao alto índice de crescimento populacional dos países que a integram (2,1% ao ano). Sua população só não é maior em virtude da baixa expectativa de vida, caracterizada como a menor do planeta. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 21% da população mundial habitará a África em 2050.
A Europa, que já representou 21% dos habitantes da Terra, atualmente, possui apenas 10,7%, sendo que a tendência é diminuir a cada ano, pois o continente já apresenta taxa de crescimento populacional negativo.
A América, por sua vez, apresenta crescimento populacional de 1% ao ano, sendo que essa taxa é maior se considerarmos apenas os países latino-americanos. Os Estados Unidos e o Canadá possuem crescimento populacional de 0,9%.
O continente asiático é mais populoso por possuir três dos quatro países mais populosos do planeta. Veja o ranking dos dez países mais populosos:

1° - China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes.
2° - Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes
3° - Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes
4° - Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes
5° - Brasil (América): 202.409.273 habitantes
6° - Paquistão (Ásia): 182.142.594 habitantes
7° - Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes
8° - Nigéria (África): 173.615.345 habitantes
9° - Rússia (Europa): 143.499.861 habitantes
10° - Japão (Ásia): 127.338.621 habitantes

De acordo com pesquisas demográficas, estima-se que neste início do século XXI a Terra receberá mais 80 milhões de habitantes a cada ano, sendo que a maioria viverá na Ásia, América Latina e, principalmente, na África. Esses continentes apresentam os países de maior crescimento demográfico do mundo.
Os países ricos tendem a diminuir suas médias de crescimento demográfico, fato já constatado em 2010, cuja média está em torno de 0,2% ao ano. No entanto, eles têm aumentado a expectativa de vida de forma considerável, cujos principais fatores responsáveis por esse aspecto são: desenvolvimento tecnológico ligado à medicina, maiores cuidados com a saúde, saneamento básico, entre outros.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Fonte: Disponível em:< http://www.brasilescola.com/geografia/populacao-mundial.htm>. Acesso: 06/04/2015