LINKS E PESQUISAS

terça-feira, 10 de abril de 2018

LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


Falar sobre a localização do Brasil é falar de sua posição geográfica com relação ao mundo.
O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador. Observe o mapa abaixo:


Observe a localização do Brasil na América do Sul e procure identificar quais são os países com quem fazemos fronteira
O território brasileiro possui uma área de 8.514.876 km², sendo o quinto maior país do mundo. Em razão disso, é chamado de “país com dimensões continentais”, pois sua área é equivalente à de um continente.
O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.
O ponto situado mais ao norte do país é o Monte Caburaí, em Roraima. O ponto mais ao Sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos é de 4.394 km.
O ponto situado mais ao leste do país é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto mais ao oeste é a Serra Contamana, no Acre. A distância entre esses dois pontos é de 4.319 km.


Entender a localização geográfica e os dados do espaço do Brasil é muito importante para conhecer o lugar onde vivemos.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Disponível: https://escolakids.uol.com.br/localizacao-do-brasil.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário