LINKS E PESQUISAS

domingo, 18 de setembro de 2016

Determinismo X Possibilismo


Determinismo
Possibilismo
Origem Alemanha França
Principais defensores Friedrich Ratzel (idealizador)Defensores: Ellem Semple, Elsworth Hungtington,……. Paul Vidal de La Blache (idealizador)Defensores: E. Demartonne, J. Brunhes, A. Demageon, …..
Contexto histórico Unificação reacionária (e tardia) do império Alemão sob as mãos de Bismack. Terceira República Francesa e conflito de interesses com a Alemanha
Objeto da geografia Estudo da influência que a natureza exerce sobre o Homem. A relação Homem-Natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem.
Relação Homem X Natureza A Natureza determinaria o sucesso ou o fracasso de um povo. O homem passa a ser ativo, podendo abrir possibilidades de desenvolvimento diante da paisagem.
Principais conceitos defendidos – Espaço Vital: Estabelecida através da obtenção do equilíbrio entre a população e os recursos disponíveis em dado espaço de forma que se garanta a sua sobrevivência e desenvolvimento.- Forneceu as bases para o desenvolvimento da Geopolítica; Gênero de vida: Conjunto de técnicas e costumes passados no decurso histórico de um povo em seu processo de adaptação e, ou transformação do meio natural buscando garantir a sobrevivência e desenvolvimento da população.
Pragmatismo marcante Defesa do expansionismo Germânico; Defesa do colonialismo Francês e crítica ao expansionismo germânico.

Fonte de pesquisa:

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia; Pequena História Crítica. 20 ª Ed. São Paulo: Anablume, 2005. Adquira o livro
ANDRADE, Manuel Correia de Andrade. Geografia: Ciência da sociedade. Ed. universitária da UFPE, 2006. Adquira o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário