LINKS E PESQUISAS

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ESTADO, NAÇÃO E TERRITÓRIO







Para a compreensão de alguns aspectos da relação entre países é de suma importância dominar os conceitos de Estado, Nação, Território e País. Somente a partir da percepção desses conceitos é que podem ficar claros as decisões tomadas por grandes líderes mundiais e ações referentes a política internacional.

ESTADO é a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o conjunto das instituições governamentais que organizam e administram uma determinada sociedade.
No Brasil esta organização política está dividida em três poderes que funcionam regulados pela Constituição Federal. São eles: a) Executivo; b) Legislativo e; c) Judiciário.

A NAÇÃO é constituída por um “coletivo humano” com características comuns (idioma, tradições, costumes, religião ...) e ligados por laços históricos, étnicos  e culturais .

O TERRITÓRIO é a base física na qual um Estado exerce sua autoridade. Um território é delimitado por fronteiras políticas. O território de um país é formado pelo solo continental e insular (cercado de águas, como uma ilha), o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
Podemos definir PAÍS como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administraiva (Estado), habitado por uma comunidade (nação)  com história própria. 
  
ATENÇÃO!
Normalmente, todo país tem um Estado constituído. Nessas condições o chamamos de ESTADO-NAÇÃO. Mas há situações onde uma Nação não possui um Território, sequer um Estado. É o caso dos judeus antes de 1949, dos curdos e dos tibetanos atualmente.
Além dessa circunstância, também é conhecido o caso onde um Estado-nação abrange vários países, como é o caso do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales).