LINKS E PESQUISAS

terça-feira, 14 de abril de 2015

PAISAGEM




Paisagem

A paisagem representa a percepção sensorial humana sobre os aspectos do espaço geográfico.
O termo paisagem é um conceito polissêmico, ou seja, possui vários significados. Mesmo os geógrafos não chegaram a um consenso sobre o que ela seria exatamente. Para Vidal de La Blache, por exemplo, a paisagem constitui-se como uma expressão dos gêneros de vida, enquanto para Carl Sauer ela representa a generalização da consciência humana derivada da observação de cenas individuais.
De todo modo, atualmente, a definição mais aceita de paisagem é a de que ela é a representação de tudo aquilo que podemos captar com os nossos sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. Ao lembrar a paisagem de um lugar que marcou nossa infância, por exemplo, não lembramos somente a aparência visual, mas também os cheiros, alguns sons, se era frio ou calor, além dos sabores que sentíamos, não é mesmo?
Por esse motivo, o conceito de paisagem passou, ao longo do tempo, a ser muito utilizado pela Geografia Cultural, pois ele passou a comportar-se como uma categoria diretamente vinculada à percepção, compreensão e ação do ser humano sobre o mundo.
Se a paisagem representa tudo o que o indivíduo percebe, ela torna-se inevitavelmente um conceito muito amplo, pois pode referir-se a qualquer parte da Terra ou até mesmo do próprio universo. Assim, para fins de organização didática, divide-se a paisagem em dois tipos: a natural e a humanizada.



A paisagem natural corresponde aos elementos naturais do espaço, ou seja, que não foram modificados pela ação humana ou que a ela não se relacionam diretamente. Podemos considerar como exemplos de paisagem natural o espaço de uma floresta, a área de um deserto ou até mesmo a área de um vulcão.




Erupção do vulcão Tungurahua, no Equador, em 2011. Um exemplo de paisagem natural
A paisagem humanizada representa todo os elementos do espaço produzidos ou transformados pelas atividades humanas. Também chamada de paisagem cultural, ela é a impressão das ações praticadas pelos homens sobre o meio, deixando marcas referentes aos aspectos econômicos, sociais, culturais, entre outros, com elementos atuais ou referentes às heranças históricas.


As paisagens humanizadas podem revelar aspectos da história do espaço social

Vale a ressalva de que uma paisagem natural não necessariamente exclui a presença de uma área artificial. Em incontáveis casos, as duas formas podem coabitar ao mesmo tempo, como em construções em que se preserva a vegetação original ou na área de um reserva natural que funciona como um parque de lazer. A paisagem é, pois, um importante instrumento de estudo e análise da sociedade, pois ela é reveladora não só dos aspectos do espaço em si, mas também da forma com que ele é percebido pela compreensão humana.

 Fonte: Disponível em:. Acesso em: 14 de abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário