LINKS E PESQUISAS

sábado, 12 de maio de 2012

BLOCOS ECONÔMICOS


Blocos Econômicos


Os Blocos Econômicos correspondem a união de países distintos, mas com interesses comuns de crescimento econômico e social.
Apesar dos países fazerem alianças econômicas desde o século XIX, foi ao fim da Segunda Guerra Mundial e, principalmente, a partir da década de 90, que os blocos econômicos se multiplicaram pelo mundo.

Principais Blocos Econômicos

Atualmente, em todos os cinco continentes, existem blocos econômicos de várias tipologias: desde uniões aduaneiras, quando há redução ou eliminação de impostos, até zonas de livre-comércio, quando as mercadorias podem ser vendidas praticamente sem taxas entre um país e outro.
Vejamos quais são os principais blocos econômicos no mundo:

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991. É o maior bloco econômico do Hemisfério Sul, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.


União Europeia

Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus e é um dos principais modelos de blocos econômicos.


NAFTA

União comercial e aduaneira entre o Canadá, México e EUA, em vigor desde 1991. O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) em inglês, "North American Free Trade Agreement" é o bloco dominante da América do Norte.


APEC

Formada em 1993 por vários países do continente asiático, a APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) é o principal bloco da Ásia.


Comunidade Andina de Nações

Criado em 1969, esse bloco, anteriormente chamado de Pacto Andino, é formado por quatro países: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.


ASEAN

A Associação de Nações do Sudeste Asiático foi criada em 8 de agosto de 1967. É composta pelos países do sudeste asiático: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.


SADC

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral foi criada em 17 de outubro de 1992 por 15 países da região sul da África.


História dos Blocos Econômicos

Podemos considerar a formação dos blocos econômicos como um dos sintomas mais recentes da globalização.
Nesse panorama, as transações comerciais foram intensificadas com a consequente diminuição das fronteiras entre as nações signatárias.
Todo bloco econômico é fruto de um acordo intergovernamental e, geralmente, surgem devido às afinidades regionais que facilitam e privilegiam as trocas econômicas entre si.
O marco histórico desse fenômeno pode ser considerado a Guerra Fria, visto que o mundo foi dividido em dois grandes blocos econômicos, ideológicos e políticos.
Contudo, será em 1956 que teremos o primeiro bloco tal qual o modelo atual. Assim, surge entre a Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço).
Posteriormente, teremos a formação de inúmeros blocos econômicos entre os anos de 1960 e 1990, especialmente após o fim da União Soviética.
De fato, o comércio entre os países que compõe um bloco econômico aumenta significativamente, gerando crescimento econômico para as partes envolvidas.
Contudo, a crise da União Europeia em 2011, demonstra a dificuldade em estabelecer patamares comuns entre nações com economias distintas.

Vantagens e Desvantagens dos Blocos Econômicos

A principal vantagem oferecida pela união econômica entre os países é a redução ou eliminação das tarifas de importação. Isso permite a compra de produtos mais baratos. A redução na tarifa alfandegária também estimula a circulação de pessoas e mercadorias.
Os produtores podem se beneficiar da redução nas importações de matérias primas, o que reflete nos custos de produção, reduzindo ainda mais os preços dos produtos.
Aquelas empresas que não se adaptarem às transformações, bem como aquelas que não possuem estrutura para concorrer com as rivais em outros países do bloco, irão falir.
Como consequências, elas fecharão postos de trabalho e diminuirão a renda nos setores onde houver ineficiência.

Referência

Blocos Econômicos. Disponível em:https://www.todamateria.com.br/blocos-economicos/. Acesso: 16/09/2018